A cidade italiana mantém a tradição dos nascimentos, há séculos, com oficinas de artesãos, de que saem verdadeiras jóias. San Gregorio Armeno. É provavelmente a rodovia mais movimentada da cidade italiana de Nápoles quando chega dezembro. Porém há diferenças substanciais.
Pra começar, os postos de natal a começar por San Gregorio Armeno não são temporárias, porém que estão lá todo o ano. Em segundo espaço esqueçamos dos doces peculiares, do Papai Noel, os espumillones e as luzes intermitentes. Aqui só se vende um material: as figuras para o belém. E é que a tradição dos presepi (presépios) está muito enraizada entre os napolitanos desde há séculos. A tua história remonta a princípios do século XVII, no momento em que a nobreza e os ricos comerciantes da cidade começaram a decorar suas casas com representações em miniatura da Natividade.
Elementos que até à data eram reservados pras igrejas e conventos. Hoje não há napolitano que não tenha um presépio em casa, uma decoração, por humilde que possa ser – o que não falte nem sequer o nascimento nem a miríade de personagens que o acompanham. O presepe napolitano há espaço para o mundo todo. São os clássicos pastores, é claro, contudo assim como protagonistas do imaginário popular, bem como figuras que representam as celebridades do instante.
Algumas pessoas ainda responsáveis teu respectivo alter-ego, a escala pra que ocupe um território privilegiado em igual-e quase surrealista – cenografia. “Foi meu bisavô, o senhor Carmine Ferrigno, que começou a modelar virgens, pastores e anjos por este mesmo oficina faz exatamente 182 anos”, conta o artesão.Todavia nem tudo termina em San Gregorio Armeno. Nos dias que antecederam o Natal se podem fazer muitas algumas coisas na capital da região da Campânia.
O frio respectivo da data (que nestas latitudes, na realidade, não é pra em tal grau) convida a entrar em cafés históricos para participar da liturgia social de tomar um ristretto de um só sorvo. O Gran Caffè Gambrinus, que neste momento foi ponto de encontro da elite intelectual europeia -a saber, do Oscar Wilde até Gabriele D’Annunzio-, foi um desses locais literários que estavam em voga no início do século XX. Entre arquitetura Liberty conservada ao milímetro, não só o café, conforta a alma, entretanto bem como os generosos babàs e sfogliatelle que vêm altamente carregados de açúcar. “Por causa de estamos em época de Natal, tem que testar também os mustaccioli napolitani”, diz o garçom do Gambrinus apontando típicas biscoitos de natal cobertas de chocolate preto.
É uma boa recomendação para acrescentar calorias e confrontar uma longa caminhada pelos vizinhos da piazza do Plebiscito. Há quem prefira simplesmente passear, sem lançar mão da bolsa. Para os que têm boas pernas e vontade de tocar autenticidade sem maquiagem são os Quartieri Spagnoli e seus becos sempre a subir ou a descer. Existência cotidiana pra rodovia, a fé no formato de igrejas e capelas, roupas penduradas e veneração a Diego Armando Maradona são a tônica tradicional. Para caminhar (sem desníveis), há que se aproximar do Lungomare, este passeio marítimo extraordinário que tem a todo o momento pra ilha de Capri no horizonte.
- Maquiagem líquido ou em gel
- três Assistente de criação – Telenovelas
- Proteções: Ausência workshop in Paris, March 16th
- 19 Atenção Uruguaios
- 9 9 – L’Oreal Paris
- 2005 – Davianny Rivero (Capital)
a começar por neste local a espiar assim como se desvia pra outro perfil mítico, o do Vesúvio, que nos recorda que nesse espaço por volta de quatro milhões de pessoas vivem sobre a caldeira de um vulcão. E bem que seja Natal, não há nenhuma viagem a Nápoles que não mereça uma visita à emblemática Pompéia.
da mesma forma que as estrelas do rock que faleceram jovens e tornaram-se eternas, Pompéia e seus habitantes sofreram uma morte prematura do que hoje se conhecem todos as informações. Chiara, guia do sítio, o conta-se desse jeito: “Muito do que hoje sabemos sobre o hábitos de vida dos romanos, dos seus costumes, sua infraestrutura social, ou de que forma decoravam suas casas, vem por esse recinto.
