Somos 3.700 milhões de usuários de internet. Mas as pessoas estão iniciando a anexar as coisas. Em três anos, espera-se que entre 50.000 e 200.000 milhões de equipamentos ligados. “Hoje, há mais opções do que nunca para os hackers”, diz o presidente e CEO da Atos, Thierry Breton.
E deste modo o mostram os números. Em 2016, registraram-se 4.000 ataques de ransomware cada dia. Suas conseqüências ultrapassam os 1.000 milhões de dólares, 300% a mais que em 2015. A inteligência artificial está se perfilando como o fantástico aliado para defender as informações de ataques maliciosos.
Mas precisa de potência. Como esta corporação europeia têm muito claro, a computação quântica. Quando se baixa pros limites da física, aparecem as chamadas cuasipartículas. Em alguns anos, ninguém se atreve a botar data-, essas curiosas partículas afetará em todos os campos famosos, desde a medicina à criptografia de fatos. Mesmo se espera que acabe com a Lei de Moore, que sabe a indústria de microprocessadores e foi estruturado da computação nos últimos 50 anos.
Estes bits quânticos (famosos como qubits) são uma unidade de informação básica análoga aos zeros e uns dos transistores comuns de hoje. Ou ambos ao mesmo tempo. Assim é como conseguem comparecer a realizar muitas operações ao mesmo tempo.
- Promoção do avanço profissional através da geração
- Thomas, diretor do Cultivo Central de Londres
- dois Palestras principais
- dezessete de junho e 9 de setembro
- “Hazardous Environments” – 01:22
- Registado em: 27 maio 2005
- vinte e cinco de março (diff)
- cinco #5) Chegaria fazer perigosa
Embora no último ano, foram feitos grandes avanços pela computação quântica, o certo é que ainda não é uma realidade. A segurança cibernética, um dos pilares da empresa francesa, é uma das áreas de maior impacto.
Em 1990, o professor do MIT, Peter Shor demonstrou que a computação quântica seria qualificado de quebrar cada algoritmo RSA. O que algoritmo é este? “O que hoje protege os nossos dados na internet”, confessa o presidente e CEO da Atos. “O que estamos tentando fazer hoje é inventar novos algoritmos para poder resistir a cada ataque de um micro computador quântico”, adiciona. O seu simulador, por esse caso, dá-se como uma ferramenta pra construir a nova criação de soluções criptografadas que garantam a chamada segurança quântica.
Em suma, usar os pcs quânticos para cuidar os detalhes dos ataques quânticos. Breton não acredita que, nos próximos anos, até mesmo décadas, exista uma tecnologia completa. “Não haverá um computador quântico universal, no entanto algoritmos específicos pra acordados usos”, comenta.
“Veremos alguns algoritmos que trabalham excelentemente em casos concretos”, inclui. Como é o caso da criptografia das infos. Mas são vários os domínios que se ajudar da nova tecnologia. “Agora estamos sondando os ambientes subatômicos”, salienta Breton. A sua máquina irá cuidar para modelar alguns sistemas subatômicos, como moléculas, igrejas da química, da biologia, da medicina ou novos aparato.
“Se abandonarmos a esse nível subatômivo, seremos capazes de construir novos fármacos”. “A computação quântica é uma área ótima”, acrescenta. “Até prontamente temos trabalhado com uns e zeros, que era qualquer coisa muito básico, e constituiu a chamada “revolução digital”, explica. “Agora estamos às portas da revolução quântica, onde ao invés de ter de uns e zeros, temos qubits, uma infinidade de escolhas de informações em menores sistemas”.